Campanha SOS Matriz

domingo, 2 de setembro de 2012

PARTICIPAR DA SANTA MISSA É A MAIOR ORAÇÃO


Participar da Santa Missa é a maior oração que o cristão pode fazer, é o maior presente que ele pode receber: o Corpo e Sangue de Cristo!
Todos os dias tenho a graça de participar da Santa Missa. Não que ela venha até mim, mas eu que me desloco para ir à Igreja e ali participar do mistério da Salvação. Estando na CN ou em viagens missionárias, ou até mesmo no período de descanso, todos os dias busco a Eucaristia, pois tenho certeza de que ela é o meu sustento maior, o alimento da minha alma.
Semana passada fui até a catedral de Natal participar da Santa Missa e ao chegar lá percebi que havia faltado energia. A igreja é bem grande, e fica no centro da cidade, logo há muito barulho ao redor dela.
As pessoas estavam ali. A comentarista se esforçava ao máximo para falar de maneira que pudéssemos ouvir. Com o canto de entrada a Celebração começou. O sacerdote, já idoso, também se esforçava para se fazer ouvir pela comunidade. Infelizmente quase nada se ouvia.
Algumas pessoas, por alguns momentos, conversavam e até murmuravam, mas a grande maioria se esforçava no silêncio para ouvir as palavras do sacerdote. Eu tentei ao máximo me concentrar no mistério que estava sendo celebrado.
Por que esta partilha? Para dizer que a Santa Missa, por si só, é o mistério da Salvação. Ali aconteceu a proclamação da Palavra. Ali aconteceu a transubstanciação do corpo e do Sangue de Jesus. Ali, naquele altar, revivemos a morte e ressurreição de Cristo. Ali fomos convidados para a Ceia com o Cordeiro. Ali comungamos o alimento da nossa alma.
Tudo o que a Santa Missa traz de graça aconteceu naquele dia, mesmo sem energia elétrica, mesmo que não ouvíssemos claramente a voz do padre. Meus olhos viram o pão, e minha fé viu Jesus.
Naquele dia Jesus me disse: ‘Não importa se a igreja (templo) é feia, se o padre tem o sermão ruim, se o ministério de música desafina, se há muitas ‘firulas’ desnecessárias durante a celebração, etc; o que importa é que o mistério é celebrado, o alimento é posto a mesa, e o Céu se faz presente.’
Essa mensagem de Cristo é pra você, que talvez resmungue, murmure da sua paróquia, do seu pároco; que talvez deixe de ir a Missa por nào gostar de como ela é celebrada na sua comunidade; que talvez vai à Missa de padre ‘fulano’, ‘sicrano’, porque são animados…
Não podemos colocar limites humanos àquilo que é graça divina. Participe da Santa Missa, comungue a Palavra de Deus, ouça-a com atenção, guarde no coração a leitura, o Evangelho. Viva com intensidade cada momento e comungue com humildade e amor o Corpo do Senhor, alimento que nos sustenta nessa vida terra.
Não falta a missa dominical. Nada é mais importante do que ela no domingo.
Emanuel Stênio

Nenhum comentário: