Campanha SOS Matriz

sexta-feira, 26 de julho de 2013

NO PERDÃO ESTÁ RAIZ DE TUDO


Ame seu familiar e próximo, apesar de todas as brigas que houve entre vocês.

Pelas decepções e revoltas causadas por um irmão ou uma irmã que foi injusto(a) com você, que o desprezou, lesou, ofendeu, causando-lhe prejuízo econômico e prejuízo à sua honra, que falou mal de você, embora fosse seu irmão. Pelas decepções por causa de herança e terra...

Às vezes, irmãos e cunhados brigam entre si até por causa do cachorro. O problema com o animal passa, mas fica a decepção, a inimizade, enquanto o cachorro está belo e folgado.

Impressionante: no perdão está a raiz de tudo! Derrama, Senhor, sobre cada um de meus irmãos, a decisão de perdoar e amar.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

SÃO JOAQUIM E SANT´ANA


Com alegria celebramos hoje a memória dos pais de Nossa Senhora: São Joaquim e Sant’Ana.
=Em hebraico, Ana exprime “graça” e Joaquim equivale a “Javé prepara ou fortalece”.
Alguns escritos apócrifos narram a respeito da vida destes que foram os primeiros educadores da Virgem Santíssima. Também os Santos Padres e a Tradição testemunham que São Joaquim e Sant’Ana correspondem aos pais de Nossa Senhora.
Sant’Ana teria nascido em Belém. São Joaquim na Galileia. Ambos eram estéreis. Mas, apesar de enfrentarem esta dificuldade, viviam uma vida de fé e de temor a Deus.
O Senhor então os abençoou com o nascimento da Virgem Maria e, também segundo uma antiga tradição, São Joaquim e Sant’Ana já eram de idade avançada quando receberam esta graça.
A menina Maria foi levada mais tarde pelos pais Joaquim e Ana para o Templo, onde foi educada, ficando aí até ao tempo do noivado com São José. A data do nascimento e morte de ambos não possuímos, mas sabemos que vivem no coração da Igreja e nesta são cultuados desde o século VI.
São Joaquim e Sant’Ana, rogai por nós!

quinta-feira, 25 de julho de 2013

PAPA FRANCISCO NA APARECIDA


Hoje o Santo Padre celebrará missa em Aparecida, no Santuário Nacional. Rezemos uma Ave Maria pedindo proteção para todos os romeiros e também para o Papa Francisco!

Ave-Maria, cheia de graça!
O Senhor é convosco
Bendita sois vós entre as mulheres
E Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus
Santa Maria Mãe de Deus,
Rogai por nós os pecadores
Agora e na hora de nossa morte. Amém
Padre Alberto Gambarini

quarta-feira, 24 de julho de 2013

PEREGRINOS FALAM DA EMOÇÃO DE VER O PAPA DE PERTO


Enquanto o Papa Francisco passava de Papamóvel, no centro do Rio de Janeiro, a multidão gritava: “Papa Francisco, nós te amamos”
papa francisco passeia de papamovel no Rio de janeiro
“Papa Francisco, nós te amamos”, gritava a multidão (Foto: Wesley Almeida / Canção Nova)
Milhares de peregrinos se reuniram, no centro do Rio de Janeiro, para acolher o Papa Francisco, que percorreu as ruas da cidade de papamóvel, nesta segunda-feira, 22. Jovens, crianças e idosos acolheram o Santo Padre com muita emoção. A multidão aplaudia e gritava: “Papa Francisco, nós te amamos”. No percurso de papamóvel, Francisco acenou para fiéis e beijou crianças.
Fátima Lima, do interior de São Paulo, mãe de Guilherme Lima de 1 ano e 2 meses, recordou em lágrimas o encontro do filho com o Papa. Levado até o Pontífice por um voluntário, a criança recebeu um beijo. “Não tem como descrever a emoção, mas tenho certeza que meu filho recebeu uma bênção especial. Vou contar isso para ele quando crescer”, destacou.
Os peregrinos ficaram encantados com o sorriso do Papa. “Ver a serenidade do seu rosto, o seu sorriso é uma experiência única. Tantas vezes, eu o vi celebrando na catedral, mas agora é diferente. Ele é Papa, por isso choro tanto; mas ele continua simples, com uma graça diferente sobre ele, algo divino”, conta a jovem de Buenos Aires, Kiria Rodrigues, 22 anos.
Jovens-materia-001
Também a portuguesa Silvana Balaquirias, 26 anos, afirma ser impossível estar tão perto do Papa e não se encantar com seu sorriso e sua juventude. “É um Papa jovem! Um Papa alegre e amoroso. Queria que todos os jovens do mundo inteiro estivessem aqui. Fitar o olhar dele é tudo de bom. Uma alegria sem fim, que supera a qualquer uma que já vivi na minha vida. Vendo ele, gritei “sou a Igreja” e ele acenou para mim”.
“É sempre emocionante estar perto do Papa. Ele sorri e seu sorriso passa amor”, disse o jovem angolano, Maocy Hangf, 27 anos.
A baiana Quiara Silva, 18 anos, disse que se sentiu amada pelo Papa. “A jornada começou e nosso Papa está no meio de nós. Os jovens amam o Papa e o seu sorriso mostrava que é recíproco. Ele também nos ama! Ele é o Papa da juventude”.

terça-feira, 23 de julho de 2013

ORAÇÃO OFICIAL DA JMJ




Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nEle, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milénio.

Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos--missionários da nova evangelização.

Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo."
Amém!

PAPA FRANCISCO DISCURSO NO RIO


Não tenho ouro nem prata, mas trago comigo o mais valioso: Jesus Cristo. Venho em seu nome para alimentar a chama de amor fraterno que arde em todo o coração e desejo que chegue a todos e a cada um minha saudação. A paz de Cristo esteja convosco." Papa Francisco, na cerimônia de boas-vindas ao lado da presidente Dilma Rousseff no Palácio da Guanabara, sede do governo do estado do Rio de Janeiro.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

ACOLHA AS INSTRUÇÕES DE DEUS




Quem teme o Senhor acolhe a Sua instrução. Uma das coisas mais interessantes e atraentes é observar o que acontece com a pessoa que vive um encontro pessoal com Deus, como brota no coração dela uma sede de conhecimento e de ser melhor. Quando a pessoa vive essa experiência, não resta duvida de que Jesus tocou em seu coração, porque mudanças acontecem. A pessoa passa a ter paz e amor na sua vida, começa a ter um desejo de rezar, sede da Palavra de Deus.

E diz a Palavra que quem procurar a instrução do Senhor com disposição e prontidão encontrará a Sua bênção. Assim que você descobrir o que o Pai quer para sua vida, abrace com disposição e prontidão, porque Ele está lhe revelando o caminho da felicidade, mas é você quem tem que avançar e obedecer.

Aquele que teme o Senhor tem um juízo justo e se torna um sinal das Obras de Deus. Já o pecador não se deixa corrigir e sempre arruma justificativas para suas atitudes. Você não pode ser assim. Se o que Deus tem para você é para melhor, você precisa abraçar essa correção sem se justificar.

E a Palavra continua: “Meu filho, nada faças sem conselho e não te arrependerás depois de teres agido”. Se você vai tomar uma decisão importante, consulte primeiro Deus, coloque-se em oração e peça a Ele a graça de iluminar sua decisão para o bem e para o que for da vontade d’Ele.

Reze, entregue a Ele a situação que você está vivendo e toque a sua vida para frente. Não fique parado esperando o sinal chegar. Enquanto a resposta não vem, caminhe e faça a sua parte, confiando na capacidade que Ele lhe deu e agindo segundo a sua consciência.

Não procure sinais onde não existem. Às vezes, as pessoas procuram justificativas espirituais em situações humanas e não fazem o que deve ser feito. Pare de buscar justificativas. Reze, peça a Deus força e sabedoria; tome juízo, confie em você mesmo e nas inspirações que Ele lhe deu, siga em frente com disposição e prontidão.

Quem madrugar para Deus e se apressar em obedecê-Lo vai encontrar a bênção e alcançará a felicidade.

“Meu filho, nada faças sem conselho e não te arrependerás depois de teres agido. Não te embrenhes num caminho de perdição e não tropeçarás nas pedras. Não te metas num caminho escabroso, para não pores diante de ti uma pedra de tropeço.” Não persista no erro para depois não se arrepender. Se quiser evitá-lo, não procure um caminho desconhecido, converse com quem já passou por ele antes de se decidir, assim você evitará sofrer grandes danos na sua vida.

Quem se deixa instruir, evita danificar-se. Quando a Palavra fala: “Previne-te contra teus filhos, sê prudente em presença de teus familiares”, é uma instrução, um alerta para o que precisamos fazer.

Ter cuidado com os filhos e com aqueles que o cercam não é vê-los como inimigos e se afastar deles. O jeito de se preservar é com amor, valorizando-os, amando-o, tendo respeito por eles. Faça isso e você não sofrerá dano algum.

Termino essa reflexão repetindo o que diz a Palavra do Senhor: “Aquele que crê em Deus atende ao que ele manda. Aquele que põe sua confiança nele, não será atingido”. Você tem medo de algo? Uma-se a Deus, madrugue em fazer a vontade d’Ele, aja conforme sua consciência, não procure justificativas espirituais para coisas humanas e tenha disposição para fazer o que está ao seu alcance. Assim, o Senhor o protegerá de qualquer dano. Bendito seja Deus por essa promessa.

Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova

NO ANGELUS, PAPA PEDE ORAÇÕES POR SUA VIAGEM NO RIO


Papa Francisco pediu, aos fiéis presentes no Vaticano, orações por sua viagem ao Brasil, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude
No Angelus, Papa pede orações por sua viagem ao Rio de Janeiro
“Eu vejo lá no fundo aquela faixa onde está escrito ‘Boa Viagem!’”, disse o Papa no Angelus deste domingo, 21, ao comentar sobre a viagem que fará ao Brasil nesta semana (Foto: CTV)
No Angelus deste domingo, 21, o Papa Francisco pediu aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, que o acompanhem com as orações na viagem que fará a partir desta segunda-feira, 22, ao Rio de Janeiro.
O Santo Padre vem ao Brasil por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, que espera reunir mais de dois milhões de jovens na capital carioca.
Francisco desembarcará na cidade às 16h (hora local), na terça-feira terá um dia mais reservado à oração, na quarta visitará o Santuário de Aparecida e a partir de quinta-feira participará do encontro mundial no Rio de Janeiro. Na capital, seu primeiro evento público será a celebração da Missa de acolhida, na Praia de Copacabana, às 18h.
Dezenas de milhares de pessoas ouviram suas palavras neste domingo, e em meio a elas, o Papa viu uma faixa com os dizeres ‘Boa Viagem’, o que lhe deu a ocasião para pedir aos fiéis que o acompanhem ‘espiritualmente’ nesta Jornada.
Francisco disse ainda que no Rio e em todo o mundo esta será a ‘Semana da Juventude’ e convidou os jovens a questionar-se sobre o caminho que devem seguir em suas vidas.
“Todos os que estarão no Rio querem ouvir a voz de Jesus: Senhor, o que devo fazer de minha vida? Vocês, jovens presentes aqui na Praça, façam a mesma pergunta ao Senhor”.
Oração e serviço
Antes da oração mariana, o Papa Francisco falou aos fiéis a respeito do Capítulo 10 do Evangelho de São Lucas, que narra a hospitalidade oferecida pelas irmãs Marta e Maria a Jesus em Betânia.
As duas foram acolhedoras com o Senhor, mas tiveram atitudes diferentes: enquanto Maria, aos pés do Senhor, escutava a sua palavra, Marta estava ocupada com seus afazeres, agitada por muitas coisas, e foi repreendida por Jesus. Com doçura, ele lhe explicou que se alguém quer verdadeiramente segui-lo, é necessário que se torne seu discípulo, escutando-o. Do contrário, não poderá agir em conformidade com a sua palavra.
“As obras de serviço e caridade do cristão não devem jamais se separar da oração, da escuta da Palavra do Senhor, assim como o fez Maria, aos pés de Jesus, comportando-se como uma discípula. E por isso, Marta foi repreendida”.
O Papa explicou que servir e orar são dois comportamentos importantes, mas não contrapostos; devem ser vividos em unidade e harmonia.
“A oração que não gera uma ação concreta em ajuda de nossos irmãos pobres, doentes, carentes, que precisam de nós, é uma oração estéril e incompleta. Por outro lado, quando no serviço eclesial se presta mais atenção no ‘fazer’, dando mais importância às funções e estruturas, corre-se o risco de servir apenas a si mesmo e não a Deus, presente no irmão necessitado”.
Concluindo, o Papa citou São Bento, com o seu lema “ora et labora”, e lembrou que “é da contemplação, da relação da amizade que temos com o Senhor, que nasce em nós a capacidade de viver e de ter conosco o amor de Deus, sua misericórdia e ternura para com o próximo. E a consciência de que nossa atenção com o irmão carente e nosso trabalho de caridade nas obras de misericórdia nos aproximam do Senhor”.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

A SACRALIDADE DA SEXUALIDADE HUMANA


Deus não quis gerar filhos sozinho e, também não era possível que a criatura humana, sozinha, os criasse. Deus quis fazer uma sociedade entre Ele e a criatura humana, para povoar de filhos esta terra e o céu! Justamente por isso o inimigo nos leva para caminhos errados da prostituição, do adultério, de namoros avançados, da masturbação, porque sabe da sacralidade da vida e da sexualidade humana. 

Todos nós acabamos sendo carentes de amor, de afeto, pois, muitas vezes, não recebemos amor suficiente ou não fomos valorizados por pessoas importantes para nós, na nossa casa, na escola, entre amigos... E muitos de nós, ao começarmos a despertar para a vida afetiva, o que nos foi oferecido foi sexo e não amor. Por essa razão, o estrago é grande. 

Somente em Jesus vamos restaurar nossa auto-estima e receber as curas físicas, emocionais e espirituais de que necessitamos. Somente n’Ele encontramos a paz e o amor de que precisamos para ser felizes e equilibrados. Cristo, pessoalmente, vem até nós, para nos curar e libertar. Passar horas com Ele, diante do sacrário, é o melhor remédio. 
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
"Eis que teus discípulos fazem o que é proibido no dia de sábado".
(Mateus 12:2)

Os homens impõem um jugo pesado, cheio de regras e limitações, mas para Deus o Amor é a regra maior que pode ser vivenciado a todo dia e a qualquer hora.
Muitas vezes a desculpa do “dia de sábado” esconde uma má vontade para que não façamos o bem, por acomodação, por preguiça, por falta de interesse.
Preferimos oferecer a Deus sacrifícios baratos, oferendas sem sentido do que ocupar o nosso tempo em dar atenção a quem necessita do pão da Palavra de Deus, do alimento espiritual ou mesmo de um simples ouvido para desabafar.

Jesus Cristo veio nos mostrar que a misericórdia do Pai não se prende a fórmulas, conceitos ou regras humanas.
Deus não age conforme os homens pensam e pregam.
Ele deseja matar a fome do homem e não se importa de se oferecer como alimento para a nossa fome espiritual não implicando o dia nem a hora.
Porque sonda o nosso coração e conhece os nossos desejos mais profundos, o Senhor não impõe condições para nos saciar.
Mas, Ele precisa de nós, homens e mulheres, como instrumentos da Sua misericórdia para revelar ao mundo que Ele é Senhor também dos “nossos sábados”.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

A VONTADE DE DEUS NA VIDA PROFISSIONAL


Façamos tudo para a glória de Deus
A profissão de cada um é um meio para se fazer a vontade de Deus no dia a dia. Viver mal a profissão, trabalhar mal, sem competência e bom desempenho é uma forma de desobedecer à vontade de Deus. O trabalho foi colocado em nossa vida, por Deus, como “um meio de santificação”. Depois que o homem pecou no paraíso e perdeu o “estado de justiça” e “santidade” originais, Deus Pai fez do trabalho um meio de redenção para o homem.
“Porque escutaste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te proibira de comer, maldito é o solo por causa de ti. Com sofrimentos dele te nutrirás todos os dias de tua vida. Ele produzirá para ti espinhos e cardos e comerás a erva dos campos. Com suor do teu rosto comerás teu pão até que retornes ao solo, pois dele foste tirado” (Gen 3,17-19).Mais do que um castigo para o homem, o trabalho foi inserido na sua vida para a sua redenção. Por causa do pecado ele agora é acompanhado do “suor”, mas este sofrimento Deus o fez matéria-prima de salvação.
Sem o trabalho do homem não há o pão e o vinho que, na Mesa Eucarística, se transformam no Corpo e no Sangue de Cristo. Sem o trabalho do homem não teríamos o pão de cada dia na mesa, a roupa, a casa, o transporte, o remédio, a cultura, entre outros. Tudo que chega a nós é fruto do trabalho de alguém; é por isso que o labor é santo e nos santifica quando realizado com fé, conforme a vontade de Deus.
São Josemaría Escrivá, fundador do Opus Dei, durante a celebração de uma Santa Missa, no campus da grande universidade de Navarra, na Espanha, fez uma histórica homilia, como título “Amar o Mundo Apaixonadamente”.  Ele fundou a prelazia para difundir a santidade no trabalho profissional e nas atividades diárias. Na homilia, ele falava da necessidade de “materializar a vida espiritual”. O objetivo era combater a perigosa tentação do cristão de “levar uma espécie de vida dupla: a vida interior, a vida de relação com Deus, por um lado; e, por outro, diferente e separada, a vida familiar, profissional e social, cheia de pequenas realidades terrenas”.
Santo Escrivá, um santo dos nossos dias, canonizado em 2002 por João Paulo II, olhava a vida com grande otimismo e considerava o trabalho e as relações humanas com alegria e dizia que: “O mundo não é ruim, porque saiu das mãos de Deus”. “Qualquer modo de evasão das honestas realidades diárias é para os homens e mulheres do mundo coisa oposta à vontade de Deus”.
Na verdade, somente com essa ótica podemos entender plenamente o mundo com os olhos de Deus. Nem o marxismo cultural, materialista e ateu, nem o consumismo desenfreado de nossos dias, nem o hedonismo, que busca o prazer como fim, podem dar ao homem moderno a felicidade e a verdadeira paz.
Qualquer que seja o trabalho, sendo honesto, é belo aos olhos de Deus Pai, porque com ele estamos “cooperando com Deus na obra da criação”. Não importa se o trabalho consiste nos simples afazeres de uma doméstica ou nas complicadas tarefas de um cirurgião que salva uma vida, tudo é importante diante do Senhor. O que mais importa é a intensidade do amor com que cada trabalho é realizado. Ele se tornará eterno na vida futura.
São Josemaría Escrivá falava da necessidade de o Cristianismo ser encarnado na vida cotidiana.
“Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens. Sabeis que recebereis como recompensa a herança das mãos do Senhor. Servi ao Senhor Jesus Cristo” (Col 3,13).
Tudo o que fazemos deve ser feito “para o Senhor”. Não importa o que seja, se é grande ou pequeno, deve ser feito tendo o Senhor como o “Patrão”. Se você é lavadeira, então lave cada camisa ou cada calça como se o próprio Jesus fosse vesti-las.
Se você cozinha, faça a comida como se o Senhor fosse comê-la. Se você é um pintor de paredes, pinte a casa como se ela fosse a morada do Senhor. Se você varre a rua, limpe-a como se o Senhor fosse passar por ela… Se você é um aluno, estude a lição como se o professor fosse o Senhor Deus.
É isso que São Paulo quer nos ensinar quando diz que “tudo deve ser feito de bom coração, como para o Senhor, e não para os homens”. É claro que com essa “nova ótica”, você vai trabalhar da melhor maneira possível, com todo o  talento, cuidado, dedicação, competência, honestidade, pontualidade… perfeição, porque o fará para Deus. Isso santifica. Isso muda a nossa vida; e é a vontade de Deus. Isso o fará feliz. Quando trabalhamos assim, toda a vida se torna “sagrada”, pois é vivida plenamente para Deus.
É importante também notar o que São Paulo diz a seguir: “Sabeis que recebereis como recompensa a herança das mãos do Senhor”. Que “herança” é essa? É a vida eterna, o céu, o prêmio, por você ter sido “fiel no pouco”. Isso mostra que cada minuto do nosso labor aqui na terra, vivido por amor a Deus, com “reta intenção” de agradá-Lo, se transforma em semente de eternidade.
Prof. Felipe Aquino

quarta-feira, 17 de julho de 2013

ELE PROMETEU FORÇA


Você está se sentindo em uma situação difícil e sente que as coisas não andam bem, tudo parece nublado à sua volta e a saída parece impossível?

Talvez você esteja buscando a solução onde não é possível acha-la é como tentar tirar água do asfalto. Você pode estar gastando a sua energia, sua saúde e mais que isso a sua vontade de lutar. Antes de tomar atitudes é bom conhecer as causas dos seus problemas.

Em Jeremias 20, 7 lemos: “Seduzistes-me, Senhor; e eu me deixei seduzir!” O profeta Jeremias era conhecido como o profeta das lamentações, mas, a certa altura de sua vida ele se confessa convencido das maravilhas de Deus e proclama que ao se aproximar da fonte da graça e da alegria, ele recuperou o sentindo para a sua vida, ele começou a enxergar a luz no fim do túnel.

Será que nós verdadeiramente nos deixamos seduzir pelas coisas de Deus? Pense nisso, deixar se seduzir é a solução para a grande maioria dos seus problemas, faça como o profeta Jeremias, proclame as maravilhas de Deus e certamente você alcançará a graça que tanto almeja.

Senhor, queremos vos louvar e vos amar,
pois sois digno de todo amor e de todo louvor.
Atendei as nossas súplicas e
não nos deixei cair em tentação.
Amém
Padre Alberto Gambarinni

terça-feira, 16 de julho de 2013

TODA AUTORIDADE VEM DE DEUS


Toda autoridade vem de Deus e, para que exista submissão é preciso haver autoridade. A verdadeira submissão consiste em sair de si mesmo para fazer aquilo que Deus quer. Ele usa das pessoas para manifestar o Seu querer.

Com a entrada do pecado no mundo, uma das feridas que combatemos, no dia de hoje, é a rebelião. O inimigo não quis submeter-se à autoridade de Deus, mas à sua própria. Não se submeter é colocar-se sob a tutela de satanás, o insubmisso, o rebelde.

Como conseqüência dessa rebelião, a natureza humana também não gosta de ficar sujeita a outros, pois sempre que pode, quer fazer a própria vontade. É por isso que nos dias de hoje, vemos tanta confusão e divisão. A rebelião envenenou os seres humanos provocando a insubmissão entre eles.

Deus tem mostrado claramente, que para haver união entre todos, é necessário colocar autoridade e submissão em seus devidos lugares. "A obediência traz bênção; por outro lado, a insubmissão traz maldição!"

Jesus foi o obediente por excelência, por isso lhe foi conferida toda a autoridade. Sua autoridade ficou caracterizada pela obediência. O caminho da submissão é o da cruz, o mesmo que Jesus trilhou! Por isso, o caminho da obediência traz salvação a todos nós
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

NOSSA SENHORA DO CARMO


Ao olharmos para a história da Igreja encontramos uma linda página marcada pelos homens de Deus, mas também pela dor, fervor e amor à Virgem Mãe de Deus: é a história da Ordem dos Carmelitas, da qual testemunha o cardeal Piazza: “O Carmo existe para Maria e Maria é tudo para o Carmelo, na sua origem e na sua história, na sua vida de lutas e de triunfos, na sua vida interior e espiritual”.
Carmelo (em hebraico, “carmo” significa vinha; e “elo” significa senhor; portanto, “Vinha do Senhor”): este nome nos aponta para a famosa montanha que fica na Palestina, donde o profeta Elias e o sucessor Elizeu fizeram história com Deus e com Nossa Senhora, que foi pré-figurada pelo primeiro numa pequena nuvem (cf. I Rs 18,20-45). Estes profetas foram “participantes” da Obra Carmelita, que só vingou devido à intervenção de Maria, pois a parte dos monges do Carmelo que sobreviveram (século XII) da perseguição dos muçulmanos, chegaram fugidos na Europa e elegeram São Simão Stock como seu superior geral; este, por sua vez, estava no dia 16 de julho intercedendo com o Terço, quando Nossa Senhora apareceu com um escapulário na mão e disse-lhe: “Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno”.
Vários Papas promoveram o uso do escapulário e Pio XII chegou a escrever: “Devemos colocar em primeiro lugar a devoção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo – e ainda – escapulário não é ‘carta-branca’ para pecar; é uma ‘lembrança’ para viver de maneira cristã, e assim, alcançar a graça duma boa morte”. Neste dia de Nossa Senhora do Carmo, não há como não falar da história dos Carmelitas e do escapulário, pois onde estão os filhos aí está a amorosa Mãe.
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

segunda-feira, 15 de julho de 2013

O ANGELUS


O Ângelus é uma oração muito antiga que faz memória a Anunciação do Anjo Gabriel à Nossa Senhora. É costume rezá-lo às 6h, 12h e 18h. Quem não puder guardar este horário, pode rezá-lo ao levantar, na hora do almoço e ao deitar.

Rezemos juntos:

V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
R. E Ela concebeu do Espírito Santo.
Reza-se: Ave Maria...

V. Eis a escrava do Senhor.
R. Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra.
Reza-se: Ave Maria...

V. E o Verbo divino encarnou.
R. E habitou no meio de nós.
Reza-se: Ave Maria...

V. Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:

Infundi, Senhor, em nossos corações, a Vossa Graça, Vo-lo suplicamos, a fim de que, tendo conhecido pela Anunciação do Anjo, a encarnação de Jesus Cristo, Vosso Filho, pelos merecimentos da Sua Paixão e Morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da Ressurreição. Isso Vos Pedimos Ó PAI, Por Jesus Cristo, Vosso Filho e nosso Senhor. Amém.

VOCÊ PRECISA DE UM MILAGRE EM SUA VIDA PARA ALGO QUE PARECE IMPOSSÍVEL?



Então saiba que isso é possível porque cremos no Deus dos impossíveis. Ele tem o poder para abrir as portas que pareciam estar fechadas para sempre. Ele criou o mundo do nada, por isso também pode preencher o vazio da sua vida com uma nova alegria. Ele fez surgir a luz, por isso pode iluminar todas as suas trevas. Ele pode tornar realidade seus sonhos. E muito mais pode fazer, se você crer.

Aí esta a chave para liberar os milagres: crer em Deus. Crer em Deus significa também estar em sintonia com a Palavra. Esta foi a atitude da Virgem Maria por ocasião da visita do arcanjo Gabriel. Ela foi surpreendida por algo que parecia impossível: ser a mae do Filho de Deus.

Ela não entendeu tudo, mas soube confiar. As suas palavras refletem um dos mais belos atos de fé, como lemos em Lc 1,38: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.”

Quer milagres? Diga sim a Deus. Nao deixe a dúvida impedir você de receber aquilo que Deus tem de maravilhoso preparado para todos os que nele confiam.

Senhor Deus, nós esperamos em ti e sabemos que somente Tu tens palavras de vida eterna. Ensina-nos a aceitar a Vossa vontade para a nossa vida. Amém!
Padre Alberto Gambarini

sexta-feira, 12 de julho de 2013

DEUS NOS LIBERTA DE TODA E QUALQUER PARALISIA


Permita que, no dia de hoje, Deus o liberte, cure-o de toda e qualquer paralisia, de tudo aquilo que o impede de ir ao encontro d’Ele.
“Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: ‘Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!’” (Mt 9,2).
Que obra admirável do Senhor! Por ter compaixão não só daquele povo, mas daquele que o povo trazia. Aquele paralítico tinha muita vontade de andar, muita disposição, mas algo o paralisava, o mantinha preso, impedia-o de ir adiante.
Quantos de nós estão paralisados, presos, com os pés detidos e não conseguem ir ao encontro de Deus! Na sua casa, muitas vezes, você se encontra prostrado, sem forças… Há dias em que você se levanta e diz: “Hoje, não estou com vontade de fazer nada”. Parece que há uma força terrível nos paralisando. Você sabe que precisa ir ao encontro do seu próximo, sabe que precisa ir ao encontro daqueles que estão sofrendo, mas não tem forças nem para pegar um telefone e ligar para a pessoa. Você está paralisado.
Permita que, no dia de hoje, Deus o liberte, cure-o de toda e qualquer paralisia, de tudo aquilo que o impede de ir ao encontro d’Ele; depois, que Ele o liberte daquilo que o impede de crescer como ser humano, como pessoa, de crescer na fé e na espiritualidade. Que o Senhor também desamarre seu pé daquilo que não o permite ir ao encontro do próximo.
Que o Senhor, hoje, pela sua fé, o liberte de toda e qualquer paralisia.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova

SABER ESPERAR


Existem pessoas que sempre estão questionando as suas decisões diante da vida: casamento, fé, trabalho, dinheiro... E assim estão sempre insatisfeitas com tudo e com todos.

Tornam-se assim, pessoas amargas e até contaminam o ambiente a sua volta. É claro que as decisões diante da vida tem que ser pensadas e amadurecidas, mas há somente uma maneira para crescer e ser feliz: pedir a Deus a graça para reconhecer a sua vontade para a nossa vida. 

Lemos no Salmo 27,14: “Espera no Senhor e sê forte! Fortifique-se o teu coração e espera no Senhor!” É preciso viver motivado, entusiasmado com a família, com o emprego, com os estudos, com a comunidade, e acima de tudo isso, devemos esperar em Deus.

Sempre vencem aqueles que não desanimam diante das dificuldades e para os quais os obstáculos servem como degraus para a subida e para alcançar o objetivo.

Para que a nossa esperança tenha substância, temos que fortificar o nosso coração, tornando-o cheio de valores que não passam, se priorizarmos as coisas espirituais, certamente vamos perceber que as coisas materiais virão para nós, como que por acréscimo. Tenha consciência disto e viva melhor.

Senhor Deus, nós esperamos em ti e sabemos que somente Tu tens palavras de vida eterna. Ensina-nos a aceitar a Vossa vontade para a nossa vida. Amém!
Padre Alberto Gamberini

quinta-feira, 11 de julho de 2013

JESUS É O SENHOR DE NOSSA HISTÓRIA


Todos nós temos uma história; ninguém nasceu do nada. Jesus, verdadeiro homem e verdadeiro Deus, nasceu em meio a um determinado povo, assumindo toda a história e a tradição deste.
“Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo” (Mt 1,16).
Nós não podemos subtrair nada de nossa história, e, ao mesmo tempo, precisamos abrirmo-nos à luz do Espírito Santo, para sermos curados e libertos. Jesus encarnou-se e assumiu toda a nossa humanidade, exceto o pecado, para nos redimir. Peçamos ao Senhor, que, no dia de hoje, lave a nossa história com o Seu Sangue poderoso e nos purifique de todos os males.
Coloquemo-nos entre os verdadeiros amigos de Cristo, os quais, mesmo em meio às fraquezas, perseguições e dúvidas, não se deixam ser conduzidos pelo pecado, mas, abrasados de amor pelo Senhor, deixam-se guiar pelo Espírito Santo, renunciando à vontade própria e fazendo a vontade de Deus.
Rezemos muito, neste dia, pedindo ao Senhor a graça da fidelidade, da fé e da perseverança.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

SÃO BENTO


Abade vem de “Abbá”, que significa pai, e isto o santo de hoje bem soube ser do monaquismo ocidental. São Bento nasceu em Núrcia, próximo de Roma, em 480, numa nobre família que o enviou para estudar na Cidade Eterna, no período de decadência do Império.
Diante da decadência – também moral e espiritual – o jovem Bento abandonou todos os projetos humanos para se retirar nas montanhas da Úmbria, onde dedicou-se à vida de oração, meditação e aos diversos exercícios para a santidade. Depois de três anos numa retirada gruta, passou a atrair outros que se tornaram discípulos de Cristo pelos passos traçados por ele, que buscou nas Regras de São Pacômio e de São Basílio uma maneira ocidental e romana de vida monástica. Foi assim que nasceu o famoso mosteiro de Monte Cassino.
A Regra Beneditina, devido a sua eficácia de inspiração que formava cristãos santos por meio do seguimento dos ensinamentos de Jesus e da prática dos Mandamentos e conselhos evangélicos, logo encantou e dominou a Europa, principalmente com a máxima “Ora et labora”. Para São Bento a vida comunitária facilitaria a vivência da Regra, pois dela depende o total equilíbrio psicológico; desta maneira os inúmeros mosteiros, que enriqueceram o Cristianismo no Ocidente, tornaram-se faróis de evangelização, ciência, escolas de agricultura, entre outras, isso até mesmo depois de São Bento ter entrado no céu com 67 anos.
São Bento, rogai por nós!

quarta-feira, 10 de julho de 2013

ACALME O SEU CORAÇÃO


Acalme o seu coração, silencie a sua alma, repouse-a em Deus, deixe os cuidados da sua vida para o Senhor, para que Ele cuide de você.
Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: ‘Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!’” (Mt 8,25).
É um grito desesperador de alguém que está em alto mar, envolto em tempestades, com a vida agitada e até em perigo, dizendo: “Senhor, acorda! Senhor salva-nos, vem em nosso socorro, vem em nosso auxilio”.
Pode ser que essa seja a situação da nossa alma nesse momento. Às vezes, estamos envolto em aflições terríveis, o mar da nossa vida está agitado demais e nós achamos que Deus está dormindo, que Ele não vem em nosso socorro, porque Ele não olha para nós. Muito pelo contrário, meus irmãos! Deus está olhando para nós com todo o Seu amor misericordioso.
O problema não é o Senhor, mas somos nós que nos agitamos por qualquer coisa. O problema é o nosso coração, que se deixa agitar por qualquer mar, por qualquer vento, por qualquer tempestade.
Acalme o seu coração, silencie a sua alma, repouse-a em Deus, deixe os cuidados da sua vida para o Senhor, para que Ele cuide de você. Não deixe sua alma agitada pelas situações da vida, pelas contrariedades, pelas preocupações que a vida nos traz a cada dia; pelo contrário, mande que todos esses males, que estão agitados, se acalmem dentro de você.
O que nós precisamos é da serenidade para que a graça de Deus atue em nossa vida. No dia de hoje, quero olhar para você e lhe pedir: “Olhe para Jesus e peça: ‘Senhor, acalme o meu coração para que eu faça a Sua vontade’”.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova

ORAÇÃO COM O PODER DO SANGUE DE CRISTO


corpo-e-sangue
Senhor Jesus, em teu nome, e com o poder de teu Sangue Precioso, selamos toda pessoa, feitos e acontecimentos através dos quais o inimigo nos queira fazer mal.
Com o poder do Sangue de Jesus, selamos toda potestade destruidora no ar, na terra, na água, no fogo, debaixo da terra, as forças satânicas da natureza, nos abismos do inferno, e no mundo no qual nós vivemos hoje.
Com o poder do Sangue de Jesus rompemos toda interferência e ação do maligno.
Pedimos-te Jesus que envies a nossos lares e lugares de trabalho a Santíssima Virgem acompanhada de São Miguel, São Gabriel, São Rafael e toda sua corte de Santos Anjos.
Com o poder do Sangue de Jesus selamos nossa casa, todos os que nela habitam (nomear a cada uma deles), as pessoas que o Senhor enviará a ela, assim como os alimentos, e os bens que Vós generosamente nos envia para nosso sustento.
Com o poder do Sangue de Jesus selamos terra, portas, janelas, objetos, paredes e pisos, o ar que respiramos e com fé colocamos um círculo de seu Sangue ao redor de toda nossa família.
Com o poder do Sangue de Jesus selamos os lugares aonde vamos estar neste dia, e as pessoas, empresas ou instituições com quem vamos tratar (nomear a cada uma delas).
Com o poder do Sangue de Jesus selamos nosso trabalho material e espiritual, os negócios de toda nossa família, e os veículos, os ares, as vias e qualquer meio de transporte que haveremos de utilizar.
Com Teu Sangue precioso selamos os atos, as mentes e os corações de todos os habitantes e dirigentes de nossa Pátria a fim de que tua paz e teu Coração reinem.
Agradecemos-te Senhor por teu Sangue e por tua Vida, Damos graças a eles por termos sido salvos e sermos preservados de todo o mal. Amém.

terça-feira, 9 de julho de 2013

LEVE O CÉU DENTRO DE VOCÊ


Nós vamos fazer a reflexão da liturgia de hoje a partir de três palavras: uma da primeira leitura, outra da segunda e do Evangelho. Vamos ficar com uma primeira palavra do trecho do profeta Isaias, quando ele diz: 'alegrai-vos'. 

Alegria é um elemento naturalmente evangelizador, porque ela convence. Eu não estou falando de alegrismo, estou falando de alegria como fruto do Espírito, alegria perene, de saber que Deus caminha comigo, mesmo quando eu estou passando por alguns 'perrengues'. A alegria como testemunho de que Deus está acontecendo dentro de nós, um estado de Espírito que nos coloca no mundo. 

A minha opção pela Igreja, por exemplo, me tornou mais feliz, mais alegre, mas de bem com a vida. Quantas vezes você correu atrás de alegria e voltou mais triste. Você foi atrás de alegria e voltou com uma decepção, uma ilusão.

O que é a alegria que nasce da religião? É alegria que nos mostra que estamos indo pelo lugar certo, que está sendo movida por um processo de Deus e que sempre vai existir, pois a palavra de Deus vai te modificando e te conectando com os momentos valiosos da vida. Na segunda leitura São Paulo faz um pedido: “doravante que ninguém me moleste, pois eu trago em meu corpo as marcas de Cristo”. 

Não é comum nos dias de hoje as pessoas esquecidas da dignidade do corpo? Paulo diz, com sua experiência, que o seu corpo não é um lugar sem respeito e sem dignidade. Esta palavra estabelece limites necessários com aquele que reconheceu: eu sou sagrado, eu sou um território santo e não vou permitir que ninguém venha ferir este sagrado.
Nós começamos a ser violados a partir da nossa mente, minha gente. A moléstia do mundo se hospeda na nossa alma e nós a nutrimos todos os dias. De nada vale a cruz no peito se a mente não é cristã. O mau gosto do mundo não pode se hospedar na sua alma, você não pode permitir que sejas molestado por esta podridão do mundo, que nos é dado por conta gotas.

E aí entramos na terceira palavra: “enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir” (lc 10, 1)

Você é enviado em lugares e cidades onde Ele (Jesus) devia ir. Deus não precisava de você para ir, mas Ele solicita o seu corpo para que a Igreja viaje em você, para que a missão de Jesus chegue ao mundo através de você e as pessoas cheguem a conclusão que vale a pena seguir Jesus. Eu sei que você vai dizer: “padre, eu sou muito pequeno, pecador e miserável”. Gente miserável, quando se dispõe à ação de Deus se torna santa, transforma o mundo. Esta é a revolução silênciosa que transforma o mundo. É Deus agindo em você! As pessoas vão dizer: “porque ele não bebeu hoje?”, “Nossa, até arrumou a cama”, “olha, ele não chegou com a cara amarrada”.... É Deus agindo em você!
Mas saiba que não será fácil, a partir de agora preste atenção às músicas que vão oferecer a você, e lembre-se; você não é território de lixo musical, não é território de lixo televisivo ou literal. Não permita que o mundo faça de você um território de podridão. Você é território santo!

O que de mau gosto deste mundo você tem hospedado em sua alma? O que de mau gosto você tem alimentado dentro de você? Para ter o seu nome escrito na lista do céu você está disposto a jogar tudo isto fora?

Que as nossas atitudes antecipe o céu na nossa vida. Leve o céu para a sua casa, para o seu ambiente de trabalho; leve o céu dentro de você
Padre Fábio de Melo

A MÃO DE JESUS É PODEROSA


A mão de Jesus é poderosa. Quando ela toca em nossos corações, em nosso ser, nós voltamos à vida.

“Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: ‘Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá’” (Mt 9,18).

Você veja o desespero de um pai que tem a sua filha praticamente morta. Ele sabe que só Jesus pode fazer algo por ela. E é por isso que no seu desespero, na sua dor, ele se aproxima de Jesus e diz: “Senhor, impõe tua mão sobre ela e ela voltará a viver”.

A mão de Jesus é poderosa. Quando ela toca em nossos corações, em nosso ser, nós voltamos à vida. Nós estamos muitas vezes sem alento, desanimados, tristes, sem gosto e sem sabor pela vida. Nós nos encontramos, muitas vezes, praticamente mortos, sem ânimo e sem saber qual direção tomar.

Precisamos deixar que Jesus toque em nós. Mas também precisamos levar o toque da mão poderosa de Jesus para outras pessoas. Precisamos deixar que Jesus realmente, com a Sua mão, toque em nossa enfermidade e aflição. Que Ele toque a tristeza que há dentro do nosso coração.

E porque aquele pai confiou, a mão de Jesus tocou em sua filha e ela voltou à vida. Quantos, hoje, podem voltar à vida! Uma mulher também, que sofria há tanto tempo, toca no manto de Jesus e fica curada.

Que hoje possamos ir ao encontro do Senhor para tocarmos na Sua graça, no Seu amor, e para que Ele também nos toque com a Sua misericórdia e nos levantemos de qualquer coisa que nos deixa prostrados.
Padre Alberto Gambarini